30 DE MARÇO DE 2019
REUNIÃO 02/19 DE 30 DE MARÇO DE 2019
Reunião de Estudos do Ciclo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Diversidades e Decolonialidade, vinculado ao projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial
Relato do dia:
No dia 30 de março de 2019 tivemos a apresetação dos seguintes projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidades:
"PENSAR(NOS) EN LA DIVERSIDAD: Educación sexual con perspectiva de género en las escuelas a partir de las prácticas desarrolladas por GEDUCA" de Andres Lema Mendez
"Narrativas à margem: Reconhecimento e resistência de gênero na história de vida de alunas adolescentes" de Aline Pacheco Souza
início da sessão de estudos com os/as participantes |
Participação do Dia:
Alexandre Adalberto Pereira (PPGED/UNIFAP)
Andres Lema Mendez (Mestrando PPGED/UNIFAP)
Ana Karem Brito de Oliveira (Mestranda PPGED/UNIFAP)
Andressa Costa dos Santos (Mestranda PPGED/UNIFAP)
Aline Pacheco Souza (Mestranda PPGED/UNIFAP)
Katia dos Anjos (Mestranda PPGED/UNIFAP)
José Elio Cardosos dos Santos (Estudante de Graduação -Artes UNIFAP)
Luis Fernando Almeida Antunes Filho (Estudante de Graduação -Artes UNIFAP)
Wollacy Esquerdo Lima (Público Externo)
Apresentação do Projeto PENSAR(NOS) EN LA DIVERSIDAD: Educación sexual con perspectiva de género en las escuelas a partir de las prácticas desarrolladas por GEDUCA" de Andres Lema Mendez |
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO PROJETO "PENSAR(NOS) EN LA DIVERSIDAD: Educación sexual con perspectiva de género en las escuelas a partir de las prácticas desarrolladas por GEDUCA"
ALONSO, L. E.Sujeto y discurso: el lugar de la entrevista abierta en las prácticas de la sociología cualitativa. En J.M. DELGADO, J. M. Y GUTIÉRREZ, J(Coords.). Métodos y Técnicas cualitativas de investigación en Ciencias Sociales. Ed, Síntesis. Madrid, 1995.
ALONSO, L. E.Sujeto y discurso: el lugar de la entrevista abierta en las prácticas de la sociología cualitativa. En J.M. DELGADO, J. M. Y GUTIÉRREZ, J(Coords.). Métodos y Técnicas cualitativas de investigación en Ciencias Sociales. Ed, Síntesis. Madrid, 1995.
ALTHUSSER, L.Ideología y aparatos ideológicos del Estado.
Freud y Lacan. Ediciones Nueva Visión SAIC. Bs. As, Argentina, 1998.
ARGUELLO, Z.Dialogando com crianças sobre gênero através da
literatura infantil. UFRGS, Porto Alegre, Brasil (dissertação de mestrado),
2005. Disponibleen: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6961/000537801.pdf>.
Acceso: 10 jun. 2018.
BERNARD, R.Métodos de Investigación en Antropología. Abordajes
cualitativos y cuantitativos.Segunda Edición. Ed. AltaMiraPress, 1995.
CEIP, Y GURISES UNIDOS.Propuesta didáctica para el abordaje de
la educación sexual en Educación Inicial y Primaria. Montevideo, Uruguay,
2017. Disponible en:<http://www.gurisesunidos.org.uy/wp-content/uploads/2017/07/Gu%C3%ADa-Educaci%C3%B3n-Sexual.pdf>
Acceso: 10 jun. 2018.
DUBET, F.El declive de la institución: profesiones, sujetos e
individuos en la modernidad. Ed. Gedisa. Bacelona, España, 2006.
FOUCAULT, M.Vigilar y castigar: Nacimiento de la prisión.
Ed. Siglo XXI, Madrid, 1992.
GOETZ, J. Y LE COMPTE, M.Etnografía y diseño cualitativo en
investigación educativa. Ed. Morata. Madrid, 1998.
LAGARDE, M.‘El género’, fragmento literal: ‘La perspectiva
de género’, En Género y feminismo. Desarrollo humano y democracia. Ed.
horas y HORAS. España, 1996.
LEOPOLD, S.Los laberintos de la infancia: discursos,
representaciones y crítica. Montevideo. Ediciones Universitarias, 2014.
LÓPEZ, A. Y QUESADA, S.Guía metodológica. Material de apoyo
en Salud Sexual y Reproductiva con enfoque de género.
Edita Gurises Unidos, FNUAP, Plan Caif, Montevideo. Disponible
en:<http://www.unfpa.org.uy/userfiles/informacion/items/253_pdf.pdf>
Acceso: 10 jun. 2018.
MIRANDA, A. C. DE S.Gênero/Sexo/Sexualidade: representações e
práticas elaboradas por professoras/es da educação infantil na rede
municipal de ensino em Salvador. UFBA, Salvador, Brasil (Dissertação
mestrado), 2014. Disponible en: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18943/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20VERS%C3%83O%20FINAL.pdf>Acceso:
10 jun. 2018.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx.
Ed. Expressao Popular. Sao Paulo, 2011.
TAYLOR, S. Y BOGDAN R.Introducción a los métodos
cualitativos de investigación.Ed. Paidós. Barcelona, 1996.
URUGUAY, LEY Nº 18.437, DE 12 DE DICIEMBRE DE 2008. Ley General
de Educación.Disponibleen: <http://www2.ohchr.org/english/bodies/cat/docs/AnexoXIV_Ley18437.pdf>
Acceso en: 05 jul. 2018.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS DO PROJETO "NARRATIVAS À MARGEM: RECONHECIMENTO E RESISTÊNCIA DE GÊNERO NA
HISTÓRIA DE VIDA DE ALUNAS ADOLESCENTES"
apresentação do projeto "Narrativas à margem: Reconhecimento e resistência de gênero na história de vida de alunas adolescentes" de Aline Pacheco Souza (com o computador) |
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In. Amado, J. e
FERREIRA, M.M. Usos e abusos da História oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas, 1996.
BEAVOUIR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. 2
ed. São Paulo: difusão europeia do livro, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17 ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1987.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade, 11
ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MOTA NETO, João Colares das. Por uma Pedagogia Decolonial na
América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Flas
Borda. Curitiba: CVR, 2016