16 DE MARÇO DE 2019

REUNIÃO 01/19 DE 16 DE MARÇO DE 2019


Reunião de Estudos do Ciclo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Diversidades e Decolonialidade, vinculado ao projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial


Relato do dia:
No dia 16 de março de 2019 tivemos a apresetação dos seguintes projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidades:


"Pedagogia decolonial na escola cisheteronormativa: Desafios para a educação de diversidade de gênero e sexualidade" de Katia dos Anjos 

"Decolonialidade e Arte Educação: A pedagogia decolonial como ferramenta para a discussão de gênero e diversidade sexual na formação de arte educadores" de Antonio Mateus Pontes Costa.

início da sessão de estudos com os/as participantes


Após um hiato na programação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação, Diversidade e Decolonialidade a sua reativação se deu no dia 16 de março de 2019, agora com encontros marcados aos sábados das 10:00 às 12:00hrs
Vale ressaltar que antes os encontros que ocorriam as quartas-feiras a cada quinze dias, foram realocados aos sábados para que todos os membros do grupo se fizessem presentes, sendo que durante a semana tornava-se inviável por conta do trabalho e estudo dos mesmos.
Na programação do dia 16/03, primeira reunião do ano de 2019, foram apresentadas as propostas do ciclo de estudos e os seus membros. 
Neste dia tivemos a presença de Discentes do  Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UNIFAP) das turmas de 2017, 2018 e 2019 (Andressa Costa, Aline Pacheco, Ana Karem, Miquelly Pastana, Kátia dos Anjos, Rômulo Cambraia, Mateus Pontes e Andrés Lema) e também os alunos da Graduação (Kevin Duarte e José Élio) e os novos integrantes sendo elas (es) do Público Externo da universidade (Cristiana Rodrigues – SEED-AP e Wollacy Esquerdo – IFAP).

A reunião foi marcada pela a apresentação dos projetos de pesquisa do novos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UNIFAP) da turma de 2019, Kátia dos Anjos e Mateus Pontes, sobre suas respectivas propostas de pesquisas.

A primeira a se apresentar foi Kátia dos Anjos com o seu projeto denominado “Pedagogia Decolonial na Escola Cisheterormativa: Desafios para a Educação de Diversidade de Gênero e Sexualidade”. O projeto de pesquisa em questão, parte do princípio de pensar e repensar as práticas educativas dentro do espaço escolar, partindo do preceito das afirmações das múltiplas identidades existentes dentro desse ambiente, no qual, as percepções heteronormativas já são pré-estabelecidas em todos os contextos desse espaço escolar, e que tais práticas acabam invisibilizando os outros sujeitos, as outras identidades que se apresentam e que não condizem com esse espaço Cisheterormativo.
A pesquisa envereda-se a partir da perspectiva decolonial, de pensar e repensar através de um novo olhar e de uma nova pedagogia as práticas do espaço escolar que ainda é muito limitado e hegemônico. Acarretando nesse novo contexto um quebra desses processos que ainda persistem nesse espaço, fazendo com que os sujeitos subalternizados possam emergir ao centro do debate e também da construção e participação da educação nesses locais.

Dando continuidade à apresentação dos projetos de pesquisa, tivemos o mestrando Mateus Pontes apresentando o seu pré-projeto de pesquisa nomeado como “Decolonialidade e Arte Educação: A Pedagogia Decolonial como ferramenta para a discussão de Gênero e Diversidade Sexual na Formação de Arte Educadores”.
O projeto em questão parte do princípio de uma educação brasileira, abarrotada por questões conservadoras durante toda a construção de sua história, e que tais ações resultaram no silenciamento de algumas identidades e que por isso e muitas outras vezes geram conflitos relacionados ao preconceito, a discriminação a tais identidades dentro do espaço escolar.
A arte nesse contexto, como bem lembrou o mestrando tem um espaço e um caráter fundamental para a discussão de tais temáticas pois parte também de um novo olhar de mundo para tais perspectivas dentro da escola e da educação, assim como a pesquisa da mestranda Kátia dos Anjos, o projeto de pesquisa do mestrando se faz possível ao repensar a escola a partir da decolonialidade em conjunto com a Arte Educação para inclusão igualitária de gêneros.
Fechamos o primeiro encontro com as apresentações dos projetos de pesquisa dos novos mestrandos, fazendo com que todos os membros do grupo possam ter ciência das atividades a serem desenvolvidas durante o ano de 2019, com as respectivas pesquisas que ainda passaram por modificações no decorrer do processo e referente também as atividades que o grupo pretende desenvolver ainda este ano. (Relato por Kevin Duarte, bolsista de Iniciação científica)



Apresentação do projeto "Pedagogia decolonial na escola cisheteronormativa: Desafios para a educação de diversidade de gênero e sexualidade".


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO PROJETO "PEDAGOGIA DECOLONIAL NA ESCOLA CISHETERONORMATIVA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE"
apresentação do Projeto "Decolonialidade e Arte Educação: a pedagogia decolonial como ferramenta para a discussão de gênero e diversidade sexual na formação de arte educadores"


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO  PROJETO "DECOLONIALIDADE E ARTE EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DECOLONIAL COMO FERRAMENTA PARA A DISCUSSÃO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO DE ARTE EDUCADORES"

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