REUNIÃO 01/19 DE 16 DE MARÇO DE 2019
Reunião de Estudos do Ciclo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Diversidades e Decolonialidade, vinculado ao projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial
Relato do dia:
No dia 16 de março de 2019 tivemos a apresetação dos seguintes projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Diversidades:
"Pedagogia decolonial na escola cisheteronormativa: Desafios para a educação de diversidade de gênero e sexualidade" de Katia dos Anjos
"Decolonialidade e Arte Educação: A pedagogia decolonial como ferramenta para a discussão de gênero e diversidade sexual na formação de arte educadores" de Antonio Mateus Pontes Costa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiozizxRMqSyw8r1mJuI5TQKFEvzX3eq-YSLzhjtx8NxNAn7meg7GvqoEVVw3ZFScXj9HAWALDJ2daQleMMycWs7-EXnElhWtWdrKpmLWdD294N30l_I9GO4h5M-87AGcUJf8OCsBt4yI/s640/WhatsApp+Image+2019-03-16+at+15.06.46.jpeg) |
início da sessão de estudos com os/as participantes
Após um hiato na programação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação,
Diversidade e Decolonialidade a sua
reativação se deu no dia 16 de março de
2019, agora com encontros marcados aos
sábados das 10:00 às 12:00hrs.
Vale ressaltar que antes os encontros que
ocorriam as quartas-feiras a cada quinze dias, foram realocados aos sábados
para que todos os membros do grupo se fizessem presentes, sendo que durante a
semana tornava-se inviável por conta do trabalho e estudo dos mesmos.
Na programação do dia 16/03, primeira reunião do ano de 2019, foram apresentadas as propostas do
ciclo de estudos e os seus membros.
Neste dia tivemos a presença de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGED-UNIFAP) das turmas de 2017, 2018 e 2019 (Andressa Costa, Aline Pacheco, Ana Karem, Miquelly Pastana, Kátia dos Anjos,
Rômulo Cambraia, Mateus Pontes e Andrés Lema) e também os alunos da
Graduação (Kevin Duarte e José Élio)
e os novos integrantes sendo elas (es) do Público
Externo da universidade (Cristiana
Rodrigues – SEED-AP e Wollacy Esquerdo – IFAP).
A reunião foi marcada pela
a apresentação dos projetos de pesquisa do novos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGED-UNIFAP) da turma de 2019, Kátia
dos Anjos e Mateus Pontes, sobre
suas respectivas propostas de pesquisas.
A primeira a se apresentar foi Kátia dos Anjos com o seu projeto
denominado “Pedagogia Decolonial na
Escola Cisheterormativa: Desafios para a Educação de Diversidade de Gênero e
Sexualidade”. O projeto de pesquisa em questão, parte do princípio de pensar e repensar as práticas educativas
dentro do espaço escolar, partindo do preceito das afirmações das múltiplas
identidades existentes dentro desse ambiente, no qual, as percepções heteronormativas já são pré-estabelecidas em todos os contextos desse espaço escolar,
e que tais práticas acabam invisibilizando os outros sujeitos, as outras
identidades que se apresentam e que não condizem com esse espaço Cisheterormativo.
A pesquisa envereda-se a partir da
perspectiva decolonial, de pensar e
repensar através de um novo olhar e
de uma nova pedagogia as práticas do espaço escolar que ainda é muito
limitado e hegemônico. Acarretando nesse novo contexto um quebra desses
processos que ainda persistem nesse espaço, fazendo com que os sujeitos
subalternizados possam emergir ao centro do debate e também da construção e
participação da educação nesses locais.
Dando continuidade à apresentação dos
projetos de pesquisa, tivemos o mestrando Mateus
Pontes apresentando o seu pré-projeto de pesquisa nomeado como “Decolonialidade e Arte Educação: A
Pedagogia Decolonial como ferramenta para a discussão de Gênero e Diversidade
Sexual na Formação de Arte Educadores”.
O projeto em questão parte do princípio de
uma educação brasileira, abarrotada por questões conservadoras durante toda a
construção de sua história, e que tais ações resultaram no silenciamento de algumas identidades e que por isso e muitas outras
vezes geram conflitos relacionados ao
preconceito, a discriminação a tais identidades dentro do espaço escolar.
A arte nesse contexto, como bem lembrou o mestrando tem um espaço e um caráter
fundamental para a discussão de tais temáticas pois parte também de um novo olhar de mundo para tais
perspectivas dentro da escola e da
educação, assim como a pesquisa da mestranda Kátia dos Anjos, o projeto de pesquisa do mestrando se
faz possível ao repensar a escola a partir da decolonialidade em conjunto com a
Arte Educação para inclusão igualitária de gêneros.
Fechamos o primeiro encontro com as
apresentações dos projetos de pesquisa dos novos mestrandos, fazendo com que todos
os membros do grupo possam ter ciência das atividades a serem desenvolvidas
durante o ano de 2019, com as respectivas pesquisas que ainda passaram por
modificações no decorrer do processo e referente também as atividades que o
grupo pretende desenvolver ainda este ano. (Relato por Kevin Duarte, bolsista de Iniciação científica)
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![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjae5tQwsRY_9CRU-pZhIRWorR7YUmGaQhiOaP8N3Wtu64DbNmrABFoEeIua7lx78G0EZ_WNqNct8pHz6H1tmZOvbspxqBizN77SLZdG014yeQOULVMmAmYuJ6Leecjgr_MqkO-D-o0H9Q/s640/WhatsApp+Image+2019-03-16+at+15.06.45.jpeg) |
Apresentação do projeto "Pedagogia decolonial na escola cisheteronormativa: Desafios para a educação de diversidade de gênero e sexualidade". |
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DO PROJETO "PEDAGOGIA DECOLONIAL NA ESCOLA CISHETERONORMATIVA:
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW5-teyo-56ZZhGqIFlnVc56-SWC2_a-s080HCWfmyTcxETNdjcBRQqFKKzZES77_suwv1sz-JMxmyuEzGUK3ZR9Sa58gfnscL_2Kvo72ZNfexf7J-Kl7i3cQT6j7BiQgym0o7aVR67iU/s640/WhatsApp+Image+2019-03-16+at+15.06.44+%25281%2529.jpeg) |
apresentação do Projeto "Decolonialidade e Arte Educação: a pedagogia decolonial
como ferramenta para a discussão de gênero e diversidade sexual na formação de
arte educadores"
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO PROJETO
"DECOLONIALIDADE E ARTE EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DECOLONIAL COMO FERRAMENTA
PARA A DISCUSSÃO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO DE ARTE
EDUCADORES"
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