27 DE ABRIL DE 2019

REUNIÃO 04/19 DE 27 DE ABRIL DE 2019


Reunião  de Estudos do Ciclo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Diversidades e Decolonialidade, vinculado ao projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial

Relato do dia:
No dia 27 de abril de 2019 tivemos a apresetação das seguintes pesquisas de mestrado:


SER MULHER E FILÓSOFA: identidade e superação da supremacia masculina na filosofia de Ana Karem Brito Oliveira
e
IDENTIDADE DOCENTE: Narrativas de professoras lésbicas no ensino superior de Andressa Costa dos Santos

Se tratam de pesquisas de Mestrado em Educação, Linha de Educação, Culturas e Diversidades, Turma de 2018, produzidos no âmbito do projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial da Universidade Federal do Amapá.



início da sessão de estudos com os/as participantes


Neste dia contamos com a participação de:
Alexandre Adalberto Pereira (PPGED/UNIFAP)
Solange Lazamé Barros (Professora da Escola Estadual, Maria Neuza do Carmo)
Rômulo Cambraia Ribeiro (PPGED/UNIFAP)
Aline Pacheco Souza (PPGED/UNIFAP)
Antonio Mateus Pontes Costa (PPGED/UNIFAP)
Andressa Costa dos Santos (PPGED/UNIFAP)
Andrés Lema Mendez (PPGED/UNIFAP)
Luis Fermando Almeida Antunes Filho (Artes Visuais/UNIFAP)
Cristiana Rodrigues de Oliveira (Professora da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café)
Ana Karem Brito de Oilveira (PPGED/UNIFAP)

Ana Karem Brito Oliveira no momento da apresentação de seu projeto " SER MULHER E FILÓSOFA: identidade e superação da supremacia masculina na filosofia"


Referências Bibliográficas do Projeto
SER MULHER E FILÓSOFA: identidade e superação da supremacia masculina na filosofia de Ana Karem Brito Oliveira

AREND, Silvia Fávero. Trabalho, escola e lazer. In: Nova história das mulheres no Brasil/ Organizadoras Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro. São Paulo: Contexto, 2016.

AYALA, Patricia Corres. Femenino y masculino: modalidades de ser. In: GRAF, N.B. PALACIOS, F.F. EVERARDO, M. R. Investigación feminista: Epistemologia, metodologia y representaciones sociales. México: UNAM, Centro de Investigaciones Interdisciplinares em Ciencias y Humanidades: Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias: Facultad de Psicología, 2012.

BAUER, Martin W. GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. RJ: Vozes, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Tradução de Maria Helena Kuhner. 6ª edição, Rio de Janeiro: BestBolso, 2018.
DEZIN, Norman K. LINCOLN, Yvonna S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DEZIN, Norman K. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens/ Norman K. Dezin, Yvonna S. Lincoln. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

GIVEN, L. M. The Sage encyclopedia of qualitative research methods. V. 1 e 2. California, SAGE publications, 2008.

LAPERRIÈRE, Anne. A teorização enraizada (grounded theory): procedimento analítico e comparação com outras abordagens similares. In: POUPART, Jean. DESLAURIERS, Jean-Pierre. 

GROULX, Lionel-H. LAPERRIÈRE, Anne. MAYER, Robert. PIRES, Álvaro P. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. RJ: Vozes, 2014.

MELLO, Alex Fiúza de. A arquitetura do mundo e a engenharia dos conceitos: sobre os fundamentos metodológicos de Max Weber. SP: EDUSC, 2004.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

REED, Evelyn. Sexo contra sexo ou classe contra classe. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2008.

SCOTT, Ana Silvia. O caleidoscópio dos arranjos familiares. In: Nova história das mulheres no Brasil/ Organizadoras Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro. São Paulo: Contexto, 2016.

STEARNS, Peter N. História das relações de gênero. São Paulo: Contexto, 2017.

SCHWANDT, Thomas A. Três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa: interpretativismo, hermenêutica e construcionismo social. In: DEZIN, Norman K. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens/ Norman K. Dezin, Yvonna S. Lincoln. Porto Alegre: Artmed, 2006.


VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: 1ª edição Civilização Brasileira, 2010.


Andressa Costa dos Santos no momento da apresentação de seu projeto de pesquisa: "IDENTIDADE DOCENTE: Narrativas de professoras lésbicas no ensino superior"

Referências Bibliográficas do projeto de pesquisa: "IDENTIDADE DOCENTE: Narrativas de professoras lésbicas no ensino superior" de Andressa Costa dos Santos



BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA. – n.6 (jul./dez.). FLACSO. Rio de Janeiro: 2014.

BEAUVOIR, Simone de. Na Força da Idade, v.I. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1961.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v.I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 13º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

ESTES, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Trad. Waldéa Barcelos. ed. Rocco, Rio de Janeiro, 2014.

FREITAS, Tatiana Carvalho de. Professoras lésbicas na educação básica de São Paulo: rupturas e construção de visibilidades. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.48.2018.tde-06072018-093210. Acesso em: 2019-02-02.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. Graal ed. Rio de Janeiro: 1998.

FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade. 4 ed. trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HOOKS, Bell. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2.ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

INEP/MEC. Dados sobre o Censo da Educação Superior. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao--superior>. Acesso em: fev. 2019.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2.ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na Sala de Aula. In: PRIORE, D. M. (Org.). História das mulheres no Brasil. Coordenação de textos de Carla Bassanesi. São Paulo: Contexto, 2004.

MASIEIRO, André Luís. “CASTRO, Tito Livio de (1864-1890). In Dicionário Bibliográfico de Psicologia no Brasil, 2001, p. 129.

MEIRELES, Ariane Celestino. Políticas públicas sobre diversidade sexual na educação e vivências pedagógicas de professoras lésbicas na escola: notas sobre a cidade de Vitória. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Política Social) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

MISKOLCI, R. PELÚCIO, L. Fora do sujeito e fora do lugar: reflexões sobre performatividade a partir de uma etnografia entre travestis. Revista Gênero, Niterói v.7, n .2, p. 255-267, 1. Sem.  2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

PORTAL INEP. Mulheres são maioria na educação superior brasileira. http://portal.inep.gov.br/artigo//asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mulheres-sao-maioria-na-educacao-superior-brasileira/21206.

RAGO, Margareth. Trabalho feminino e sexualidade. In: PRIORE, D. M (Org.). História das mulheres no Brasil. Coordenação de textos de Carla Bassanesi. São Paulo: Contexto, 2004.

ROSEMBERG, Fúlvia. Mulheres educadas e a educação de mulheres. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. p. 333-359.

SAFFIOTI, H. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. (Coleção polêmica)

SCOTT, J. Gênero: Uma categoria útil para análise histórica. Recife: SOS corpo, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOUZA, Herbert Glauco de. Contra hegemonia: um conceito em Gramsci? 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

TEIXEIRA, Adla Betsaida Martins. Física azul, português rosa. Onde isto deságua? Presença Pedagógica, v. 16, n. 94, 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa  qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2.ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.






Os discentes José Élio e Kevin Duarte não se fizeram presentes pois estão representando o Grupo, com a apresentação de seus projetos de pesquisa, no Evento Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (VIII ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO I SEMINÁRIO DA REDE DE PESQUISA SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NA AMAZÔNIA “PEDAGOGIA DECOLONIAL E SEUS FUNDAMENTOS”) em Belém, Pará

Kevin Duarte no Momento de sua apresentação no evento em Belém no dia 25 de abril de 2019

José Élio no momento de sua apresentação no evento em Belém no dia 25 de abril de 2019

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