11 DE MAIO DE 2019

REUNIÃO 05/19 DE 11 DE MAIO DE 2019


Reunião  de Estudos do Ciclo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Diversidades e Decolonialidade, vinculado ao projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial

início da sessão de estudos com os/as participantes. Destaque para Andres Lema e katia Babosa, à direita da imagem.


Relato do dia:No dia 11 de maio  de 2019 realizamos a discussão do texto Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global.




Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global. OCAÑA, Alexander Ortiz ; LOPÉZ, María Isabel Arias; CONEDO, Zaira Esther Pedrozo. Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global. Revista nuestrAmérica; ISSN 0719-3092; Vol. 6; n° 12; julio-diciembre 2018.

Resumo: As relações interpessoais que se desenvolvem no espaço de sala de aula entre professores e alunos, em que os conteúdos curriculares têm uma importância extraordinária. É necessário que os professores reconheçam a pluralidade e diversidade das formas de viver, estar, ser, pensar de nossos alunos, de modo a não incorrer nessas ações excludentes em que a colonialidade fundamenta algumas de suas dimensões. Descolonizar a educação significa, entre outros argumentos, reconhecer que os indígenas, camponeses, afro ou surdos, chegam à universidade não apenas para aprender e transformar, mas também para ensinar. A descolonialidade da educação é alcançada na mesma medida em que a validade e importância dos "outros" conhecimentos não formalizados pela matriz colonial são reconhecidos. Finalmente, se queremos implantar a biopraxia pedagógica descolonial, devemos fazê-lo com a intenção de configurar o pensamento descolonial e, por sua vez, essas pedagogias decoloniais exigem que os professores desenvolvam o pensamento a partir das bordas e da fronteira.

Baixe aqui o texto completo que subsidiou a discussão de hoje.

Baixe aqui o diapositivo (slide) de apresentação do texto.

A reunião foi bilingue com parte da discussão do texto em espanhol, conduzida por Andrés Lema e parte em portugues, conduzida por Katia Barbosa. 



Parte da discussão com apresentação do o vídeo "Another Brick in the Wall" (https://www.youtube.com/results?search_query=another+brick+in+the+wall)




Neste dia contamos com a participação de:Alexandre Adalberto Pereira (PPGED/UNIFAP)
Aline Pacheco Souza (PPGED/UNIFAP)
Antonio Mateus Pontes Costa (PPGED/UNIFAP)
Andrés Lema Mendez (PPGED/UNIFAP)
Ana Karem Brito de Oilveira (PPGED/UNIFAP)
José Elio Cadoso dos Santos (Artes Visuais/UNIFAP)
Kevin Duarte Nunes (Estudande de Iniciação Científica-Artes Visuais/UNIFAP)
Manoel dos Santos (Estudante do PPGED/UNIFAP, turma 2018)


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