11 DE MAIO DE 2019
REUNIÃO 05/19 DE 11 DE MAIO DE 2019
Reunião de Estudos do Ciclo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Diversidades e Decolonialidade, vinculado ao projeto de pesquisa Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial
![]() |
início da sessão de estudos com os/as participantes. Destaque para Andres Lema e katia Babosa, à direita da imagem. |
Relato do dia:No dia 11 de maio de 2019 realizamos a discussão do texto Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global.
Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global. OCAÑA, Alexander Ortiz ; LOPÉZ, María Isabel Arias; CONEDO, Zaira Esther Pedrozo. Hacia una pedagogía decolonial en/desde el sur global. Revista nuestrAmérica; ISSN 0719-3092; Vol. 6; n° 12; julio-diciembre 2018.
Resumo: As relações interpessoais que se desenvolvem no espaço de sala de aula entre
professores e alunos, em que os conteúdos curriculares têm uma importância extraordinária. É
necessário que os professores reconheçam a pluralidade e diversidade das formas de viver,
estar, ser, pensar de nossos alunos, de modo a não incorrer nessas ações excludentes em que a
colonialidade fundamenta algumas de suas dimensões. Descolonizar a educação significa,
entre outros argumentos, reconhecer que os indígenas, camponeses, afro ou surdos, chegam à
universidade não apenas para aprender e transformar, mas também para ensinar. A
descolonialidade da educação é alcançada na mesma medida em que a validade e
importância dos "outros" conhecimentos não formalizados pela matriz colonial são
reconhecidos. Finalmente, se queremos implantar a biopraxia pedagógica descolonial,
devemos fazê-lo com a intenção de configurar o pensamento descolonial e, por sua vez, essas
pedagogias decoloniais exigem que os professores desenvolvam o pensamento a partir das
bordas e da fronteira.
Baixe aqui o texto completo que subsidiou a discussão de hoje.
Baixe aqui o diapositivo (slide) de apresentação do texto.
Parte da discussão com apresentação do o vídeo "Another Brick in the Wall" (https://www.youtube.com/results?search_query=another+brick+in+the+wall)
Neste dia contamos com a participação de:Alexandre Adalberto Pereira (PPGED/UNIFAP)
Aline Pacheco Souza (PPGED/UNIFAP)
Antonio Mateus Pontes Costa (PPGED/UNIFAP)
Andrés Lema Mendez (PPGED/UNIFAP)
Ana Karem Brito de Oilveira (PPGED/UNIFAP)
José Elio Cadoso dos Santos (Artes Visuais/UNIFAP)
Kevin Duarte Nunes (Estudande de Iniciação Científica-Artes Visuais/UNIFAP)
Manoel dos Santos (Estudante do PPGED/UNIFAP, turma 2018)
Aline Pacheco Souza (PPGED/UNIFAP)
Antonio Mateus Pontes Costa (PPGED/UNIFAP)
Andrés Lema Mendez (PPGED/UNIFAP)
Ana Karem Brito de Oilveira (PPGED/UNIFAP)
José Elio Cadoso dos Santos (Artes Visuais/UNIFAP)
Kevin Duarte Nunes (Estudande de Iniciação Científica-Artes Visuais/UNIFAP)
Manoel dos Santos (Estudante do PPGED/UNIFAP, turma 2018)